segunda-feira, 29 de junho de 2015

NÃO EXISTE TREINO ESPECÍFICO PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR



Por Marcos Nadaf
Quantas vezes já ouvi pedidos como este na sala de musculação! Algumas pessoas têm a errada ideia de que trabalhar com muitas repetições favorecerá à definição muscular, fato que jamais foi comprovado cientificamente. Fazer 20, 30 ou 50 repetições em dado exercício não fará com que você tenha uma musculatura mais aparente em comparação à treinar em faixas mais convencionais, como 6 à 15 repetições. Além disso, trabalhar com repetições muito altas favorece o aparecimento da L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo). O que fará com que você tenha uma musculatura mais “definida” não é o número de exercícios, séries e repetições, e sim um baixo percentual de gordura.
Imagine que o seu corpo é uma cama; A musculatura é o colchão; E a gordura é o cobertor. Se este cobertor for um lençol bem fino, você verá a forma do colchão, correto? E se você colocar um edredom, daqueles bem grossos, o que acontecerá? Você só verá volume, sem saber como é a forma do colchão.
Essa analogia é perfeita para que você entenda que se você tiver muita gordura acumulada, não verá o desenho da sua musculatura. Em contrapartida, quanto menos gordura seu corpo apresentar, mais aparente estarão seus músculos, mesmo que eles não sejam muito grandes.
Apesar do tamanho da musculatura não ser um item prioritário para que se tenha uma boa definição muscular, é importante ressaltar que, quanto maior a musculatura mais visível ela será, para um mesmo percentual de gordura.
musculos e gordura

Sabedor disso, para se obter uma musculatura mais definida, recomendo que você trabalhe dentro das faixas normais de treino, objetivando hipertrofia, seja de forma discreta ou avançada, e foque, principalmente, no trabalho aeróbico. Outro fator de vital importância para este objetivo é respeitar, ao extremo, uma dieta bem controlada, de acordo com suas necessidades diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário