quinta-feira, 23 de julho de 2015

LEVEDO DE CERVEJA – 7 BENEFÍCIOS DESSE SUPERALIMENTO

Além de ser uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, o levedo de cerveja é rico em proteínas e pode ser incorporado a dietas para hipertrofia e emagrecimento.

Levedo de cerveja (levedura) - Seus benefícios, engorda e para que serve
Manter uma alimentação saudável pode ser bastante difícil, principalmente para quem tem uma vida corrida e não tem tempo de fazer a sua própria comida. Acaba se alimentando em restaurantes com comidas extremamente calóricas ou, pior ainda, nos fest foods da vida. Porém, há alguns alimentos que merecem estar no cardápio de todas as pessoas por causa do seu incrível valor nutricional. E para aqueles que não têm tempo, os suplementos alimentares são uma ótima escolha.

Para que serve o levedo de cerveja

O levedo de cerveja, também conhecido como cevada ou levedura de cerveja é um alimento altamente nutritivo e que merece ser incluído na dieta. Um de seus grandes benefícios é o fato de melhorar o sistema imunológico além de ajudar com outros problemas como queda de cabelo, acne e diabetes. Veja agora o grande poder de ação que essa substância tem no nosso organismo.

Os benefícios do levedo de cerveja

Ele é um tipo de fungo responsável pela fermentação do açúcar dos cereais como a cevada, o malte, o arroz e o trigo. O levedo é retirado após a fermentação da cerveja. Os benefícios dessa substância são conhecidos desde os tempos da Grécia Antiga. Ele já era até mesmo utilizado no tratamento de doenças. Veja a seguir os inúmeros benefícios que o levedo de cerveja pode oferecer para a saúde.
1° Muitos nutrientes: cálcio (699 mg), zinco (9,68 mg), ferro (10,59 mg), vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, selênio (0,5 mg) cromo e ferro.
2° Ideal para quem faz musculação: o levedo de cerveja possui uma grande quantidade de proteínas (apresenta 80 a 85 % do valor nutricional da caseína) sendo ideal para quem pratica musculação e visa o ganho de massa muscular. Também é uma boa opção para os vegetarianos.
3°Desintoxica o organismo: o levedo auxilia a desintoxicar o organismo, auxilia na regulação do intestino melhorando o processo digestivo.
4° Sistema nervoso: ele também consegue manter o sistema nervoso equilibrado o que ajuda a evitar o cansaço mental e físico que sentimos por causa da agitação do dia a dia.
5° Guardião da beleza: para quer manter os cabelos saudáveis e ter unhas fortes, o levedo de cerveja é um santo remédio. Também é ótimo para manter a pele limpa e sem acne e ainda retarda o envelhecimento e o aparecimento de rugas.
6° Ação energética: ele ajuda a converter o carboidrato comum é glicose para ser utilizada pelo organismo. O levedo de cerveja pode ser indicado para atletas ou praticantes de atividades físicas, pois quando combinado com alguns tipos de suplementos aumenta a resistência física oferecendo um maior aporte de energia.
7° Para diabéticos: o levedo ajuda a combater os níveis de glicose no sangue.
Levedo de cerveja engorda ou emagrece?
Por se tratar de um suplemento rico em nutrientes em com quantidade significativa de proteínas de alto valor biológico, o levedo de cerveja sempre causou a impressão de ser um complemento para quem quer engordar, mas ledo engano. Justamente por ser rico em vários nutrientes, o levedo causa maior saciedade e inibe a fome ao ser consumido, não tendo a necessidade de exagerar na alimentação e evitando as “beliscadas” ao longo do dia, resultado assim no emagrecimento. Devemos Levar em consideração, claro, que a pessoa esteja seguindo uma dieta balanceada e praticando atividades físicas para que ocorra o emagrecimento.
O Levedo de cerveja durante estudos apresentou uma boa quantidade de cromo, que como já explicado aqui no site, esse componente auxilia também na redução de gordura corporal. 
Melhor forma para consumir o Levedo de Cerveja
 O levedo de cerveja pode ser encontrado em pó ou em comprimidos. Na primeira opção é um ótimo acompanhante de vitaminas, sucos, saladas, iogurtes e frutas. Você também pode misturar com água para tomar ou então misturar na comida no momento da refeição. O ideal é não consumir quando estiver quente para evitar a fermentação. Portanto, se for jogar na comida espere para que ela fique morna e só assim acrescente a substância. Para quem não gosta muito do sabor, que é um pouco amargo, a versão em comprimidos ou cápsulas é a mais indicada por facilitar a forma de consumo.
Levedo de cerveja – Quantidade recomendada e como tomar
A quantidade ideal para ser ingerida por dia é de 1 colher de sopa. Não há estudos que comprovem efeitos adversos graves com o uso do levedo de cerveja e nem pessoas que sejam restritas a este alimento exceto os pacientes que apresentam hiperuricemia (altos níveis de ácido úrico no sangue) por causa do grande teor de proteínas que o levedo apresenta. Porém, é importante estar sempre com acompanhamento de um médico ou nutricionista para que estes possam fazer uma avaliação criteriosa sobre como inclui-lo na sua alimentação.
ReferênciasPINTO, Laise Cedraz. Aproveitamento de produtos derivados de levedura de cerveja (saccharomyces spp.) para o enriquecimento nutricional de alimentos à base de mandioca (Manihot esculenta CRANTZ). Programa de pós-graduação em ciência de alimentos. Salvador. 2011.
PINTO, Laise Cedraz; LOPES, Mariângela Vieira; FILHO, Celso Duarte Carvalho; ALVES, Lucas Vinícios do Amaral e BENEVIDES, Clícia Maria de Jesus. Determinação do valor nutritivo de derivados de levedura de cervejaria (saccharomyces spp.). Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 15, n. 1, p. 7 – 17, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário