terça-feira, 14 de julho de 2015

ANTICONCEPCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA MUSCULAÇÃO



Os anticoncepcionais são considerados por muitos um problema sério, claro q os efeitos colaterais varia muito d pessoa pra pessoa. Exemplificando; em algumas mulheres reduz a produção endógena d testosterona, isso significa menos anabolismo muscular e mais anabolismo d tecido adiposo (gordura), ao passo que o aumento de progesterona e estrogênio traz como maléfico uma tendência a retenção hídrica e acúmulo de gordura. Por isso anticoncepcional n é uma boa para quem está procurando bons resultados estéticos. Cabe a cada um analisar se vale a pena ou não..


Um estudo publicado pela Universidade no Texas A&M relata que os contraceptivos podem diminuir o ganho de massa muscular. A pesquisa foi realizada em mulheres com idade entre 18 e 31 anos e durante 10 semanas de treino de musculação concomitante com uma dieta rica em proteínas, foram submetidas a avaliações antropométricas (medidas corporais) e análises bioquímicas de sangue. Os resultados revelaram que atletas usuárias de anticoncepcionais orais obtinham menos ganho de massa muscular quando comparadas a mulheres que não faziam o uso destes. Vamos entender por quê?

A pílula anticoncepcional usada em todo mundo é com certeza um dos métodos contraceptivos mais comuns e desde os anos 50 atua através da inibição da liberação dos ovócitos (óvulos não fecundados) pelos ovários, processo conhecido como ovulação que acontece em média 14 dias antes da menstruação. Com certeza antes de fazer o uso e ainda mesmo agora que você não vive mais sem ele, deve sempre se perguntar quais os reais prejuízos à saúde e também à estética, não é verdade?
Em primeiro lugar, devo informá-la que os “quilinhos a mais” na balança que você tanto vive perseguindo podem não ter relação direta com o uso de contraceptivos orais. Não há estudos que comprovem a influência no ganho de peso, mas devido ao fato de que os anticoncepcionais são constituídos de estrógeno o apetite pode ser aumentado e consequentemente você poderá estar engordando. Além disso, a progesterona que também compõe o medicamento pode aumentar a retenção de líquidos e você ficará mais inchada, principalmente na região abdominal. Lembre-se que, a retenção de líquido favorece o surgimento de celulite. Outra queixa muito comum está relacionada ao surgimento de manchas devido ao estrógeno que estimula a produção de melanina. Uma solução fácil é sempre usar protetor solar. No caso de acne provocada por ovário poliscístico, os anticoncepcionais são grandes aliados no controle da oleosidade da pele. Cuidado com a “pílula do dia seguinte”, estas altas taxas de progesterona podem comprometer seu desempenho na academia!
Como sei que você ama demais seu corpo e não é fumante, nem preciso dizer que os contraceptivos em fumantes aumentam a predisposição de trombose e derrame cerebral. Interações medicamentosas também devem ser conhecidas, por exemplo, o uso de antibióticos como ampicilina e tetraciclina e anticonvulsivantes que podem inibir a ação da “pílula”. Câncer também é uma doença que não tem relação com o uso do medicamento, que, aliás, pode até reduzir o desenvolvimento da doença no ovário.
Tudo bem, mas e o ganho de massa magra porque é prejudicado pelo uso de pílulas anticoncepcionais? A diferença encontrada entre os grupos de atletas usuárias e não usuárias de anticoncepcionais orais parece estar relacionada principalmente com a diferença na concentração de hormônios envolvidos no crescimento muscular bem como os envolvidos na degradação muscular. Mulheres que usam pílulas apresentaram menores níveis de hormônios anabólicos bem como no nível de cortisol, hormônio que pode prejudicar o ganho de massa magra. Como estamos ingerindo algo exógeno, nosso corpo diminui a produção de hormônios endógenos desta forma, os níveis de estradiol, progesterona e testosterona diminuídos, interferem nos níveis de cortisol, e aumentam a resistência à insulina. Por isso, pode-se perder um pouco da definição abdominal por aumento do diâmetro da cintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário