segunda-feira, 27 de julho de 2015

5 BENEFÍCIOS DO ATUM PARA SAÚDE E HIPERTROFIA

Conheça todos os benefícios do atum para saúde. Vantagens em adotar ele em dietas para ganho de massa muscular e a melhor forma de consumir.

atum benefícios dieta


Os peixes tornaram-se muito populares entre as pessoas que desejam seguir uma alimentação mais saudável e com poucas calorias. Para substituir as gorduras ruins da carne vermelha, os peixes são excelentes opções além de ter tipos bem variados e com preços que cabem no bolso. Eles são fonte de vitaminas e sais minerais e podem ser encontrados com muita facilidade tanto nos mercados de peixe quanto nas prateleiras dos supermercados. O atum, é um ótimo exemplo de um peixe com elevado valor nutricional e que traz uma série de benefícios para a saúde.

Conheça um pouco sobre o atum

Os atuns são, na verdade, um grande grupo com várias espécies diferentes de atum. Eles são mais comuns nos oceanos de regiões tropicais e subtropicais. A espécie mais conhecida e consumida tem a sua carne um pouco avermelhada diferente da maioria dos peixes que possuem carne branca. As espécies são muitas e de tamanhos tão variados que algumas medem apenas 30 cm enquanto outras podem chegar até 60 metros de comprimento.
E, ao contrário dos que acham que o atum em lata não é saudável, há controvérsias. Apesar de os peixes brasileiros conter um certo nível de mercúrio indesejável, ele pode ser controlado através da quantidade desse peixe a ser consumido.
Os benefícios do atum
Como a maioria dos peixes, o atum possui uma poderosa dose de ômega-3, um tipo de gordura saudável e que oferece diversos benefícios para a saúde. Em apenas 150 gramas é possível obter mais de 850 mg dessa substância tão importante. Esse ácido graxo está relacionado com a prevenção de doenças graves como problemas cardiovasculares (melhora dos níveis de HDL reduzindo o colesterol ruim também conhecido como LDL) e também algumas doenças crônicas neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. Também ajuda na melhor da memória e concentração como também o fortalecimento do sistema imune. Veja abaixo outros bons benefícios do atum para a saúde:
1° Ação antioxidante: o atum contém alguns antioxidantes poderosos como a vitamina C, o zinco e o manganês. Porém, o selênio consegue ganhar de todos eles quanto ao poder antioxidante que ele oferece. Essa propriedade pode ser interessante devido ao risco de contaminação por mercúrio.
2° Proteção do sistema cardiovascular: a presenta de ômega-3 consegue reduzir a pressão arterial e também reduzir os vasos que podem vier a ter a sua luz obstruída pela formação de placas de gordura. Esse ácido graxo também ajuda a melhorar a flexibilidade do vaso sanguíneo, o que também auxilia na prevenção de problemas como o infarto do miocárdio ou um AVC. Outra substância presente em grande quantidade no atum é o potássio que em contato com o sódio presente no corpo consegue equilibrar os níveis da pressão arterial.
3° Melhora o humor: o magnésio é bastante conhecido como sendo o mineral antiestresse e o atum é rico nessa substância. A deficiência desse mineral causa redução da produção de enzimas relacionadas com a síntese de energia. Dessa forma, fica fácil deduzir que o magnésio é um mineral essencial para quem pratica atividade física. Ele também auxilia na condução de informações através do sistema nervoso.
4° Muito fósforo: o atum é rico em fósforo, um mineral que ajuda o indivíduo o a ter uma boa formação óssea e dentária. Também ajuda o sistema renal melhorando o funcionamento dos rins. Outro benefício do fósforo é que ele ajuda no metabolismo do amido, ofertando mais energia ao organismo e também no da gordura.
5° Prevenção do câncer: por conter uma grande quantidade de antioxidantes e ácidos graxos, muitas pesquisas apontam o atum como um grande protetor da saúde na prevenção do câncer. Existem dois importantes ácidos graxos poli-insaturados encontrados no atum: o eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA). Eles conseguem retardar o crescimento de tumores e a carcinogênese. Uma revisão de literatura publicada na Revista Brasileira de Cancerologia apontou que os estudos quanto a prevenção do câncer através da ingestão de ômega-3 ainda é bastante controverso e não é possível encontrar resultados palpáveis sobre o assunto.
Além de todos os benefícios citados o atum é rico em diversas vitaminas como a B3 que ajuda no desenvolvimento saudável atuando diretamente no material genético, B6 que ajuda o sistema imune a funcionar melhor e a vitamina B12 grande aliada do sistema nervoso.
A dieta do atum
Esse alimento tem um valor nutricional tão importante que ele se tornou a base de um tipo de dieta que também pode ser conhecida como Dieta dos Três dias ou Dieta Americana. Durante 3 dias você deve fazer apenas as 3 refeições principais e incluir em todas elas o atum. Nos outros 4 dias da semana é possível comer um pouco de tudo em quantidades moderadas.
As vantagens dessa dieta são todos os benefícios que o atum pode proporcionar. Por outro lado não é adequada uma dieta que sugere 3 dias apenas com as refeições principais já que foge do princípio básico de alimentação de 3 em 3 horas que muitos profissionais indicam.
Atum: rica fonte de proteínas para quem quer ganhar massa muscular
Para aqueles que querem ganhar músculos, o atum é um verdadeiro “prato cheio”. Além de ofertar os mais variados benefícios para saúde ele é um tipo de carne que oferece uma fonte rica em proteínas. Uma lata de atum, daquelas encontradas em supermercados mesmo, contém 40 g de proteína. Além disso ele é uma carne barata e muito prática porque já vem pronta para comer.
Como escolher a atum a ser consumido
A melhor opção é escolher o atum fresco vendido em peixarias. Se não tiver condições, opte pela forma in natura ou em pedaços na versão light, que é enlatado apenas com água e sal (fique atento a quantidade de sódio). Aqueles com óleo possuem grandes quantidades de gordura o que pode prejudicar o trabalho na academia. Ele pode ser mais uma alternativa no cardápio ajudando a variar a refeição.
Mas, e o mercúrio?
Quanto a quantidade de mercúrio que existe no peixe que é vendido em qualquer lugar, um estudo conseguiu calcular a quantidade segura da quantidade de atum para ingerir por mês que você precisa sem se preocupar com essa substância tóxica. Até 3 latas de atum por mês consegue deixar o seu organismo abaixo da faixa de risco para o mercúrio. No entanto, apenas 3 latas não é o bastante para a necessidade mensal do organismo por ômega-3. Assim, você precisa complementar a dieta com outros alimentos para conseguir chegar na quantidade ideal de ácido graxo que o corpo precisa.
Porém, é preciso ficar atento. Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro com 5 marcas diferentes de enlatado de atum relatou que das 39 amostras analisadas 53% delas continham mais mercúrio do que o tolerado, ou seja, estavam acima da faixa de risco. Isso demonstra a necessidade de ter um maior controle por parte do órgão fiscalizador antes de colocar esses produtos disponíveis aos consumidores.
ReferênciasLOUZADA, Andreía; CAMPOS, Reinaldo C; YALLOUZ Allegra. Níveis de mercúrio em atum sólido enlatado comercializado na cidade do Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Campinas, 21(1): 1-4, jan.-abr. 2001.
CARMO, Maria Carmem Neves Souza; CORREIA, Maria Isabel Toulson Davisson. A importância dos ácidos graxos ômega-3 no câncer. Revista Brasileira de Cancerologia 2009; 55(3): 279 – 287.

Nenhum comentário:

Postar um comentário